Adarn

Blog

08 Dez 2015

Como tirar melhor proveito do projeto de bi no atacado distribuidor

Postado em Artigos por Adarn às 16h35
Como tirar melhor proveito do projeto de bi no atacado distribuidor

Quando o empresário do segmento atacadista distribuidor define que vai implantar uma solução de Business Intelligence  no seu negócio, ele dá o passo fundamental para impulsionar sua competitividade.

Depois de seguir um roteiro adequado para conduzir o projeto da melhor forma, é fundamental promover a melhoria contínua no uso da solução, para garantir resultados ainda mais potentes ao longo do tempo. Pensando nisso, o artigo de hoje traz duas dicas valiosas! Confira:

#DICA 1: Garanta a comunicação transparente

A comunicação transparente é um fator crítico de sucesso em um projeto de Business Intelligence. Afinal, depois que os indicadores de performance forem estabelecidos, os funcionários serão cobrados por eles e ninguém se sente confortável ao ser cobrado por uma métrica que desconhece ou que não tem condições de acompanhar, não é mesmo?

Então, é importante compartilhar as informações e os painéis de controle com todos os níveis hierárquicos da sua empresa para que todos entendam e busquem as mesmas metas e objetivos. Uma excelente solução de inteligência de negócios automatiza a divulgação dos dados, trazendo agilidade e transparência aos resultados, porque aponta claramente quais são os indicadores e se eles estão dentro da meta ou não.

Os dados extraídos do Business Intelligence podem ser enviados por e-mail, expostos para todo o departamento em uma TV, ou ainda compartilhados por meio de aplicativos móveis. A forma de distribuir a informação pode avançar conforme sua equipe for adquirindo confiança e ganhando maturidade para usar o sistema. Quando o uso da solução já fizer parte da rotina de trabalho, certamente a mobilidade será uma grande aliada! Via tablet ou smartphone, é possível consultar informações atualizadas de qualquer lugar, tornando a tomada de decisão muito mais ágil.

A principal vantagem de compartilhar a informação de forma transparente é que cada funcionário passa a ter condição de tomar uma atitude proativa e preventiva frente aos resultados conquistados. Disponibilizando um comparativo bem visual entre as metas estipuladas e o que foi realizado pela equipe, é possível fortalecer as ações individuais, impactando fortemente no resultado coletivo. É como acompanhar um jogo de futebol com o olho no placar: se algo vai mal, todos podem se mobilizar para reverter, porque estão acompanhando atentamente os acontecimentos.

Essa comunicação também é fundamental para o bom desempenho dos times autogerenciáveis, nos quais os integrantes conhecem suas responsabilidades e têm autonomia para tomar decisões.

#DICA 2: Incentive a experimentação

Os avanços vêm da curiosidade e da experimentação. A ferramenta de Business Intelligence é muito rica, por isso, sempre deve ser explorada pela equipe na busca das melhores informações e respostas para os desafios encontrados no dia a dia. O apoio do gestor é importante para que a equipe se empodere da solução e se sinta segura de que fará um melhor trabalho usando as informações obtidas. Estimulando os testes e a pesquisa, será sedimentada a cultura do uso do sistema e os resultados serão potencializados.

Para que o exercício da experimentação seja eficiente é fundamental que os objetivos da empresa sejam o principal guia dos questionamentos. Se o objetivo do distribuidor é ampliar a participação no mercado abrindo novas unidades nas cidades vizinhas, os testes devem girar em torno de perguntas como: qual é o mix de produto com maior aceitação na cidade X, qual a renda média dos habitantes do bairro Y, quais as cidades nos arredores que contam com benefícios fiscais para abertura de novas empresas, e assim por diante.

Utilizando o Business Intelligence, os departamentos podem cruzar esses dados com as informações históricas do sistema de gestão, por exemplo, e com isso chegar a conclusões precisas sobre qual cidade deve receber uma nova unidade, por exemplo.

Brunno Barbosa
Gestor de Oferta - Inteligência de Negócio da PC Sistemas
brunno.barbosa@pcinformatica.com.br - blog.pcsist.com.br

COMPARTILHE:
Seja o primeiro a comentar este post
Voltar